Aprender fazendo …
Sabia que ser criativo e fazer coisas pode afectar o modo como o cérebro das crianças se desenvolve a nível físico, emocional, e psicológico?
Tudo começa com uma ideia …
Lembro-me como se fosse hoje. No final de 2017, a jantar em família e a conversar sobre a necessidade de mudar para algo diferente do trabalho a que estava habituada, surgiu esta ideia que nos meses seguintes não passou de planos por concretizar escritos em papel. Até que em 2019 resolvi criar este atelier.
E é neste espaço e com este espírito, a pensar nos jovens e crianças entre os 8 e os 17 anos, que decorrem os nossos workshops para a "Formação e desenvolvimento de competências em trabalhos manuais ou Lavores".
O nome é comprido e para dar uma melhor ideia do nosso objectivo recorro ao dicionário para ir buscar o significado da palavra "Lavores":
"... trabalho / trabalhar; trabalho de agulha; ou qualquer trabalho manual de caráter artístico ou artesanal, executado com cuidado e habilidade."
É nesta última definição que estão as nossas palavras-chave: trabalho manual, artístico e artesanal, e por último, executado com cuidado e habilidade.
Todas as actividades se centram na prática individual de cada formando, numa lógica de “aprender fazendo”.
É através desta aprendizagem que queremos dar a estas jovens pessoas as bases para adquirirem progressivamente autonomia num processo onde a criatividade e capacidade de fazer são altamente incentivadas.
Para que aprendam fazendo e assim se tornem "fazedores" (makers) num mundo onde habitualmente quase tudo lhes aparece feito.
Para que aprendam a valorizar com outra perspectiva o que os rodeia.
E para que possam aprender a tirar prazer das pequenas "coisas" que fazem o seu dia-a-dia.
Sobre mim
aprendi a tricotar com a minha mãe e durante muito tempo estive sem pegar em agulhas.
até que em 2009, e após um longo período dedicado à minha família e à minha profissão, com outro tempo disponível, retomei o gosto pelo tricot.
desde essa data frequentei diversos workshops na Retrosaria com a Rosa Pomar e foi por lá que pela primeira vez experimentei usar uma máquina de costura.
em 2012 inscrevi-me no Atelier Paraíso num curso profissional de corte, costura e modelação para senhora que frequentei até ao início de 2016.
em 2019 concluí a licenciatura de design de moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
a minha formação anterior foi em matemática aplicada e mais tarde fiz um mestrado em estatística e gestão da informação.
sou formadora certificada pelo IEFP com o nº F691444/2020 e tenho o CCP (Certificado de Competências Pedagógicas).
actualmente frequento o terceiro ano de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes.
sobre o atelier
Onde as nossas aulas acontecem …